top of page

Livro “São Bonifácio – 155 anos – Natureza, História e Cultura”

No dia 29 de dezembro de 2019,  na sede do museu histórico Prof. Francisco Serafim Guilherme Schaden, aconteceu lançamento do livro “São Bonifácio – 155 anos – Natureza, história e cultura”, escrito pelo historiador Vilson Francisco de Farias, com apoio exclusivo da Prefeitura Municipal de São Bonifácio. Nessa data, além do lançamento do livro, comemorou-se os  57 anos de emancipação política do município, contando com a presença de diversas personalidades, autoridades e suas lideranças.

Livro “São Bonifácio – 155 anos – Natureza, História e Cultura”

O livro materializa as memórias e os saberes do povo são bonifacense. Organizado em treze capítulos, com mais de seiscentas páginas, que prestam informações desde a localização, os dados gerais, como também informações sobre o meio ambiente, suas paisagens naturais e o mapeamento e registro fotográfico das diversas cachoeiras que servem de cartão postal reafirmando o título de capital catarinense das cachoeiras. No decorrer do livro há menções sobre a cultura, o povoamento e a gastronomia tipicamente alemã. Há muita memória e encantamento nos brinquedos e brincadeiras que tornaram lúdica a infância de muitas pessoas. Há capítulos que perpassam pelos traços marcantes da religiosidade do lugar e  pelas personagens que marcaram a sua história. Além do passado, foram registrados feitos que, no presente, apresentam projetos com temas ligados ao futuro da cidade e as suas perspectivas, apresentado no capítulo treze: “O PRESENTE PROJETANDO O FUTURO”.

A obra foi produzida durante treze anos, iniciou-se na gestão do então prefeito Paulo Exterkoetter, em 2006, com a coleta de informações e registro de dados, além de pesquisas em acervos, sendo finalizado agora na gestão do então prefeito Ricardo de Souza Carvalho, que na ocasião expôs a importância da obra:

“Eu acredito que esse livro é um marco da divulgação do município, da cultura, na questão da nossa natureza e agora está registrado, devidamente registrado,  aquilo que era um sonho que há mais de dez anos vem se trabalhando com ele e a gente teve o prazer de concluí-lo.”

bottom of page