top of page

E A HISTÓRIA CONTINUA ......

Em abril de 1922 na localidade de Povoamento Adolfo Manger e e Thereza/Andresa Mafra foram presenteados com o nascimento de uma menina. A luz voltou a brilhar nesta casa depois da morte do menino Gregório um ano antes. Ernestina foi o nome que lhe deram no registro civil feito alguns dias depois pelo pai no centro de Anitápolis,SC.


Ernestina foi abençoada com uma longa vida, fiel testemunha da saga desta familia. Completou 100 anos no dia 15 de abril de 2022 como a única representante da geração dos filhos de Adolfo Manger (*1891), neta de Rosette Boess (*1859) e Franz/Francisco Manger (*1861) e bisneta de Johann Jacob Boess (*1826).


Foi organizada uma bonita festa na cidade de Brusque,SC, para onde foi como moça solteira, onde encontrou o amor de sua vida Alois Kohler e teve seus 8 filhos dos quais uma filha é falecida. Tem 19 netos e 21 bisnetos. Na sua vida ela também teve muitos afilhados, e aos 98 anos ainda foi madrinha de crisma da sua neta mais nova, Maria Luiza Kohler de 14 anos.


No sábado dia 16 de abril os festejos desta data memorável, ocorreram no restaurante do Nido, na Avenida 1° de maio em Brusque. Estiveram presentes 120 adultos e 12 crianças. O padre Tiago da Igreja Católica, fez a benção à aniversariante e a todos os presentes. Como era sábado de aleluia, não podia ter uma missa durante o dia. Estavam presentes também os filhos de suas irmãs e irmãos.


Nas noticias recebidas deste evento, soube-se que todos estavam muito felizes. Foi um dia de gratidão pela vida de Ernestina e com certeza um dia em que muitas lembranças foram compartilhadas. O livro Trajetórias e Transformações foi também motivo de conversas remetendo a família para suas origens mais distantes e lugares como Birkenfeld - Alemanha, São Bonifácio, Anitápolis, Rio Antinhas e Vidal Ramos.


O filósofo alemão Johann Wolfgang Goethe já dizia: é feliz quem gosta de se lembrar de seus antepassados, quem fala com alegria de seus feitos e pode ver seu próprio nome colocado na linha do tempo.


Desejamos que o livro Trajétorias e Transformações e o adendo do capítulo 6 apresentado neste site, possa contribuir para que os descendentes conheçam e se alegrem com suas origens.



Ernestina Kohler nascida Manger na comemoração de seu aniversário dos 100 anos.
Ernestina Kohler nascida Manger na comemoração de seu aniversário dos 100 anos.

Ernestina Kohler nascida Manger sentada junto  dos descendentes de sua irmã Rosalina Welter nascida Manger. Da esquerda para direita: Eli, Aurino e sua esposa Luci, Fredolino com a filha Zenilda e o genro Mauro.
Ernestina Kohler nascida Manger sentada junto dos descendentes de sua irmã Rosalina Welter nascida Manger. Da esquerda para direita: Eli, Aurino e sua esposa Luci, Fredolino com a filha Zenilda e o genro Mauro.

Elaborado por: Astrid Eggert Boehs

Florianópolis, 19.05.2022




145 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page